Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACMonografias ProntasDissertação de Mestradoprojeto de pesquisaFormatacao de monografia ABNTArtigos CientíficosQualidadeInvestimentoEntre em Contato Conosco

MONOGRAFIA DE BIOLOGIA ou TCC

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

A definição tradicional de Biologia é a seguinte: "Biologia é a ciência da vida."

A Biologia é uma ciência porque se baseia na observação da natureza e a experimentação para explicar os fenômenos relacionados com a vida: é o estudo da transferência não-espontânea da energia contida nas partículas e dos sistemas quase-estáveis que a experimentam.

Em geral, os biólogos sabem que a vida é um fenômeno relacionado com acontecimentos fisicoquímicos gerados pelo estado da energia do universo. Muitos cientistas trabalham com o fenômeno físico da Ressonância Eletrodinâmica.

A vida é uma flutuação energética, em que a vida é um estado transitório concernente à posição e o movimento da energia ocasionada por uma convergência de ondas e partículas. Não existe uma definição direta da vida, senão que a partir de observações diretas e indiretas do estado térmico das estruturas vivas, podemos dizer o seguinte:

"A vida é a dilação na difusão ou dispersão espontânea da energia interna das biomoléculas para mais microestados potenciais."

Ciências Biológicas

MONOGRAFIAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Biologia em TCC

sto é o que estuda a Biologia, além de estudar aos sistemas quase-estáveis que experimentam tais modificações de estado da energia. Para ser considerados como viventes, os seres requerem possuir certas características básicas:

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL: Os seres viventes apresentam uma organização estrutural e funcional. Ambas, a estrutura e a função, encontram-se estreitamente interrelacionadas.

Mais do que uma ordem superior ou uma complexidade excepcional, o que distingue os seres viventes dos seres inertes é a organização de suas estruturas e o encadeamento de suas funções. As moléculas se organizam para formar células, as células para formar tecidos, os tecidos órgãos, os órgãos aparelhos e sistemas, e ao conjunto de todos os sistemas formam um indivíduo. Existem indivíduos que estão formados por uma única célula, por exemplo as bactérias, os protistas e alguns fungos; no entanto, ainda que em quantidade e/ou volume um organismo multicelular possua mais matéria, não serão mais complexos do que um indivíduo unicelular.

É possível encontrar seres inertes bem organizados, pelo que se torna essencial incluir outras características contextuais à vida. A observação do conjunto inteiro de características nos permite distinguir entre seres vivos e seres inertes. As outras características que nos ajudarão são a Reprodução e a Evolução, ainda que ainda seja possível encontrar seres inertes bem organizados que se reproduzem e evoluem, há outra característica que um ser inerte não pode cobrir, a manipulação não-espontânea da energia para continuar obtendo-a do ambiente.

REPRODUÇÃO: A reprodução é a característica vital que permite ao indivíduo fazer cópias de si mesmo. Ainda que algumas moléculas orgânicas sejam capazes de fazer duplicados delas mesmas, elas carecem das outras características dos seres vivos.

IMPORTÂNCIA DA BIOLOGIA E RELEVANCIA DE MONOGRAFIAS DE CIENCIAS BIOLOGICAS

Todos os campos da Biologia implicam uma grande importância para o bem-estar da espécie humana e das outras espécies viventes. O conhecimento da variedade da vida, sua exploração e conservação é de grande importância em nosso diário viver. Você se adoeceu? Bem, todos adoecemos alguma vez, e para que o médico pudesse obter um diagnóstico correto de nossa doença, ele precisou conhecer as funções orgânicas normais, ou seja, as funções que consideramos dentro dos parâmetros homeostáticos. Este estado normal e o estado anormal são analisados, precisamente, pela Biologia.

O estudo da origem das doenças é também responsabilidade da Biologia, por exemplo a etiologia do câncer, as infecções, os problemas funcionais, etc. Assim, abre-se campo para diversos projetos de pesquisa ou para um artigo científico sobre os mais variados temas.

A biologia também estuda o comportamento das pragas que afetam direta ou indiretamente aos seres vivos -especialmente aos seres dos quais se servem os seres humanos- para encontrar meios para combatê-las sem gerar danos a outras espécies ou ao meio ambiente.

Os recursos alimentícios e sua qualidade, os fatores que causam as doenças, as pragas, a exploração sustentável dos recursos naturais, o melhoramento das espécies produtivas, a descoberta e a produção de medicamentos, o estudo das funções dos seres vivos, a herança, etc., são campos de pesquisa em Biologia. O estudo dos alimentos que consumimos, dos materiais produzidos pelos organismos vivos, dos organismos e dos processos implicados na produção das substâncias nutritivas correm a cargo da Biologia. Ademais, por meio da Biotecnologia, os Biólogos procuram métodos para fazer com que os produtores sejam mais eficientes na elaboração de alimentos e de outros de nossos fornecimentos.

A Biologia estuda também os fatores de meio que rodeiam aos seres vivos; e por meio do ramo conservacionista/ambientalista procura maneiras mais efetivas para reduzir os inconvenientes do ambiente preservando assim a existência de todos os seres vivos que habitam o planeta.

Para a elaboração de uma monografia ou um TCC de Biologia, é essencial delimitar os passos de monografias de Ciencias Biologicas

TEMAS DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Sabemos que uma das maiores dificuldades para quem precisa elaborar uma monografia ou um TCC em Biologia é a escolha do tema. Assim, caso deseje conhecer mais temáticas de monografias de Biologia, este é o lugar certo. Esta etapa é essencial para que se possa dar andamento a uma pesquisa monográfica no âmbito das Ciências Biológicas. é também aqui que o aluno encontra muitas vezes barreiras de diversas naturezas.

DENGUE - Excelente tema para uma monografia ou um TCC que queira abordar um tema social da Biologia. O impacto da dengue no Brasil aumenta a cada ano, em que o mosquito vetor da doença se espalha por regiões nunca antes afetadas, o que expõe as populações de tais lugares ao vírus, que age com maior impacto e causa mais internações hospitalares e mortes. Assim, o tratamento do tema da dengue em tais monografias acaba proporcionando um maior entendimento. Este tema também se aplica a uma monografia ou um TCC de Medicina

GESTÃO DO LIXO - Apesar de estar classificado como um tema monográfico de Geografia, também serve de diversas formas para um trabalho de pesquisa em Ciências Biológicas. Os resíduos sólidos, depositados de forma inadequada, ou processados de maneiras indesejadas, propiciando diversas formas de impacto no meio ambiente.

CONTAMINAÇÃO POR DIOXINA - As dioxinas são elementos químicos produzidos pela queima natural ou provocada de produtos orgânicos, sendo cada vez mais produzida pela industrialização provocada pelo ser humano. Apesar de não haver uma grande preocupação por parte da sociedade e das instituições públicas, os diversos tipos de dioxina são cancerígenos, esterilizantes e podem causar vários outros problemas.

A CHUVA ÁCIDA - A industrialização das sociedades humanas gerou um impacto altamente significativo no meio-ambiente. Um dos fenômenos próprios de tal fenômeno é a geração de gases nocivos sulfurados, proveniente das fábricas, dos carros, e outros elementos, que reagem na atmosfera e se misturam à umidade das nuvens, acidificando a chuva, que passa a ter um efeito degradante do solo, dos lagos e rios, e das florestas. Assim, este é um excelente tema monográfico ou de um TCC em Biologia.

Saiba mais sobre a importância do tema de uma monografia ou um TCC

Veja também temas de monografia e TCC em Sociologia

Observe também artigos e temas de Medicina Veterinária

 

 
COPYRIGHT