Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACMonografias ProntasDissertação de Mestradoprojeto de pesquisaFormatacao de monografia ABNTArtigos CientíficosQualidadeInvestimentoEntre em Contato Conosco
pesquisas prontas
 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

O PAPEL DA MONOGRAFIA PRONTA

Todo e qualquer estudante, seja no final do seu ensino superior, ou no curso de pós-graduação, ou em qualquer outro estágio de sua formação e que necessita redigir sua monografia, pela primeira vez, tem como reação normal, fisiológica ou psicológica, o medo, a ânsia, o pavor.

SAIBA MAIS SOBRE OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

A compra de pesquisas prontas é algo que pode ser bastante desafiador, pois tal prática está associada normalmente a uma série de dificuldades e desconfianças, especialmente em relação aos serviços de possíveis plágios em alguns pseudo-empresas que você poderá encontrar pela internet. Hoje em dia, a disponibilidade de sites que permitem a compra de pesquisas personalizadas é enorme, o que abre um questionamento quanto à confiabilidade destes sites, respectivamente, a qualidade dos textos.

Em relação ao tema a ser apresentado em uma instituição, seu valor reside não somente na qualidade de elaboração, mas também em seu ineditismo. Toda pesquisa monográfica plagiada recai em crime federal e não pode ser apresentada. Para tanto, nós elaboramos pesquisas, como uma forma de pesquisa visando que você realize seu trabalho ou TCC com muito mais sucesso.

Da mesma forma, por seguirmos todas as normas e legislações vigentes, toda pesquisa elaborada por nosso time atende ao mais específico em relação às bibliografias utilizadas, de modo que você possa se amparar da melhor forma possível em relação ao seu material posterior.

No entanto, tal prática não é corrente no ramo de equipes, que guardam os trabalhos realizadoss e sempre que possível os revende a um preço mais baixo. Além disso, no ramo de elaboração monográfica, existe a venda ostensiva de materiais, anunciados nos websites de modo a elidir as instituições.

Primeiramente, há um desconhecimento muito generalizado sobre o que seria a famigerada pesquisa monográfica, de modo que, desta forma, trabalhando-se o conceito da mesma, ter-se-á melhores possibilidades de sucesso.

DEFINIÇÕES

O significado estrito do termo monografia é, de modo literal, a redação sobre um único tema. Obviamente, cabem aqui diversas interpretações diferenciadas, de maneira que qualquer forma textual composta por uma única temática tem cabimento na terminologia em questão.

Objetivo: O trabalho monográfico deverá ser capaz de oferecer uma base sólida ao professor orientador de sua capacidade de formular uma pergunta científica, recolher (ou compilar) e sintetizar os dados pertinentes, para interpretar os resultados, e para apresentar os seus resultados em uma conclusão, a partir de um modelo apropriado.

Desta feita, de modo específico, vamos caracterizar o significado da palavra em questão: ela é um estudo redigido sobre um assunto específico, relevante ou não, de maneira sistematizada e integral.

Desapontado? Poderíamos fazer uma digressão sobre o significado, ou seja, poderíamos afirmar que uma monografia seria uma redação escrita (e isto é uma obrigatoriedade), sobre um assunto unificado, ou seja, é de grande especificidade.

Há muitos trabalhos que todo aluno deverá desenvolver durante o seu curso superior ou sua pós-graduação que demandam a existência de habilidades especiais, a fim de serem concluídos. Na maior parte das vezes, infere-se a necessidade de se redigir artigos científicos, ou ainda textos monográficos mais curtos em disciplinas específicas, para ajudá-lo a coordenar seus pensamentos quando você está prestes a apresentar o tema de interesse. Uma bibliografiade base, ou seja, um texto pronto, pode ser necessária para que você consiga elaborar um trabalho de pesquisa muito bem escrito. Você pode ter essas fontes de várias fontes ou recursos. O gênero de trabalho de curso pode manter uma abordagem exigente para cumprir esse tipo de exigência. Um exemplo de monografias pode muito bem fornecer-lhe os modelos de execução e as formas adequadas de escrever seus próprios materiais.

TIPOS DE MONOGRAFIAS

Os mais variados tipos textuais podem ser classificados como sendo textos monográficos: tanto a dissertação, o TCC, ou trabalho de conclusão de curso, a tese, entre outros, podem ser englobados como tipos de trabalhos escritos no seu sentido mais amplo e irrestrito. E aqui começam as mais variadas confusões.

É possível diferenciar vários tipos ou generos de monografias ou trabalhos científico acadêmicos. Veja os Tipos e Generos de Monografias, desde atas, até relatórios e análises críticas, todas com uma função específica.

De acordo com sua funcionalidade, suas especificidades e seus diversos tipos, o trabalho monográfico de modo mais amplo trata um tema ou assunto único, tratado de modo diferenciado de acordo com seu grau de complexidade, e que conta com uma elaboração sistemática, metódica, científica e com fins variados. Geralmente, mas nem sempre, as monografias prontas são fundamentadas em um problema de pesquisa, que abrem caminho para o interesse sobre o assunto.

Como propósito gerador de todo trabalho monográfico, existe a necessidade de tratamento de um tema específico de modo a fundamentá-lo suficientemente, sendo mais importante a qualidade do texto que o seu tamanho, mas não se deve confundir uma pequena produção textual de caráter monográfico com um artigo científico.

Existe toda uma ordem metodológica para que se possa ter em mãos uma monografia pronta com a necessária qualidade, que reside no tratamento próprio do assunto fundamentador, assim como na abordagem bibliográfica e nos procedimentos de checagem, de relevância e de atualidade.

A pesquisa monográfica, assim, é fundamentada em dois tipos de suportes de pesquisa: as revisões bibliográficas ou os estudos de caso, organizando, sistematizando e processando o conhecimento existente sobre a temática. Deste modo, temos que uma ótima pesquisa sobre o tema único, e esta é a meta que você precisará mirar sempre, deve ser capaz de racionalizar e de sistematizar os dados encontrados, de fontes confiáveis e seguras. PARA QUE UMA MONOGRAFIA PRONTA

Torna-se claro que quanto mais opiniões, quanto mais espectros e ângulos você puder sedimentar uma boa pesquisa , mais propriamente você será capaz de expor seu conteúdo, e melhor sua mensagem será transmitida. E é justamente por essa razão que um bom trabalho sobre um único tema é dividido em partes pré-textuais, textuais e pós-textuais. O alcance de cada uma das etapas tem como variável justamente o tema de monografia.

Temos, então, normas de formatação da monografia, normativas estas sugeridas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou ABNT, instituição suprema sobre o assunto. Porém, toda universidade ou faculdade tem a liberdade para fixar as diretrizes específicas a serem adotadas pelos alunos que redigirão as monografias a serem entregues.

O MEC, ou Ministério de Educação e Cultura, estabelece como de obrigatoriedade impostergável que os alunos entreguem e defendam uma pesquisa escrita sobre um tema único como requisito para a validação do seu título superior.

Se fizermos uma investigação em toda faculdade ou instituição de ensino superior, observar-se-á que a fase de elaboração do trabalho é a que mais impõe medo ao aluno, por sua dificuldade, por sus própria obrigatoriedade e por seus elementos gerais e pela metodologia necessária, relativamente variável de acordo com o grau de desenvolvimento educacional do aluno elaborador. Está, aí, exposta a sua importância

A partir de tal necessidade, todas as monografias prontas contam com um resumo, introdução (incluindo objetivos), metodologia, os resultados (incluindo mapas, tabelas, gráficos e análises), a discussão dos resultados e conclusões, sendo que estas podem também conter recomendações de pesquisas futuras ou de metodologias.

Assim, vale conceituar rapidamente cada um dos elementos próprios de um trabalho deste gênero.

O Resumo – Toda pesquisa monográfica deve conter um resumo como um dos primeiros elementos formadores da mesma. Via de regra, este é um campo de curta extensão, geralmente não mais que 150 palavras. A função deste elemento é oferecer a qualquer leitor um panorama básico e resumido do que encontrará no corpo do texto assim como um breve resumo das conclusões mais importantes. Veja mais sobre o Resumo Monografico

A Introdução – Este elemento serve para abrir o tema e oferecer elementos básicos ao leitor para que este compreenda melhor a monografia. A introdução pode ser tanto a denominada curta (ou compacta), contendo todos os elementos próprios deste gênero em um curto pedaço de texto ou a denominada longa, em que diversos sub elementos formadores se farão presentes. Via de regra, toda introdução de um texto monográfico pronto contém os fundamentos da pesquisa, os objetivos envolvidos, as hipóteses levantadas e a metodologia. Saiba mais sobre a Introdução

Por sua importância, este último sub elemento vale uma discussão à parte. Este campo deve incluir uma descrição analítica do campo de estudo, o material elementar da pesquisa, ou seja, a amostragem selecionada, assim como uma narrativa dos experimentos realizados.

Referencial teórico – Aqui fica o corpo principal, sempre que ela for inerentemente de cunho teórico – bibliográfico. Este campo demonstra o conhecimento existente sobre o tema do trabalho monográfico, a partir da lista de bibliografias selecionadas e citadas sempre no final do texto. Em muitos casos, somente o referencial não é suficiente, já que haverá também uma pesquisa de campo ou caso prático, havendo a necessidade de se processar os dados coletados durante a mesma. Outro ponto importante é que em alguns tipos de pesquisas desta natureza, como o relatório de estágio, por exemplo, será necessário criar um campo descritivo, em que o aluno precisará abordar as atividades que fez enquanto estava em seu estágio, geralmente no final do seu curso de graduação.

Resultados - esta seção deverá incluir os resultados obtidos durante a realização da pesquisa monográfica. Não é necessária a interpretação de todos os seus resultados nesta seção, basta apresentar os mesmos. Já em uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado, a análise dos dados é obrigatória. Sempre que possível, o seu texto ficará enriquecido se você incluir tabelas e gráficos para apoiar o seu trabalho. Você deve decidir quais os dados que seriam realmente importantes e apresentá-los de forma significativa. Lembre-se que todos os valores devem ser numerados e incluem uma legenda, justificado à esquerda, abaixo da figura. Os quadros devem ser centrados com uma legenda numerada centrado acima da tabela (por exemplo: Tabela 1. Quadro de Regiões Brasileiras).

Relevantes figuras e tabelas devem ser referenciadas no texto de sua monografia pronta. (por exemplo: "Como mostra a Figura 1, a presença de formações de cerrado na região ainda é uma realidade" ou "Ainda há a presença de cerrado na região (Figura 1)").

Discussão – Na discussão, nem sempre presente em um corpo monográfico, situa-se o debate acerca dos resultados encontrados, como estes são importantes para o tema do trabalho de conclusão e as pesquisas acessórias devidas para a complementação do seu trabalho. Da mesma forma, é importante que aqui se situe qualquer dificuldade ou disparidade em relação às hipóteses inicialmente levantadas. Este é o elemento que mais dificuldades traz para o autor, pois demanda o máximo de senso crítico em relação ao seu próprio trabalho.

Conclusão – Este é o encerramento do seu trabalho monográfico pronto, a partir de todos os elementos anteriormente citados. Caso a discussão não esteja separadamente presente, é neste campo em que cabem todas as alegações citadas acima. Veja como fazer a conclusão de sua monografia

Referências ou Referencial Bibliográfico – Aqui se situam todas as fontes de pesquisa utilizadas para a realização da pesquisa, independentemente de sua natureza.

Outros elementos a serem considerados para o sucesso de trabalhos monográficos são:

Organização – Organização geral e formas de apresentação do trabalho monográfico

Estrutura – Presença dos elementos discutidos, uso correto das citações bibliográficas, redação correta.

Formatação – Toda pesquisa monográfica deve ser formatada corretamente.

PARA QUE FAZER MONOGRAFIAS PRONTAS?

Sem dúvida o simples ato de pesquisar e escrever uma monografia ou um TCC - trabalhos de conclusão, por sua dificuldade e por sua complexidade, é um processo longo e complexo, que compreende diversas dimensões e etapas formativas, algumas das quais começam, ou devem começar a desenvolver-se, desde os primeiros anos de vida.

Para nossa empresa, a investigação e o ato de escrever um texto monográfico acabado não se reduzem ao estudo e domínio da metodologia geral da pesquisa científica. O ato de se efetivar uma boa pesquisa monográfica pronta se relaciona, entre diversos outros fatores, a adoção de um rol de elementos, tais como:

a) Um espírito de permanente observação, curiosidade, indagação e crítica da realidade, o que nos permite perguntar se aquilo que se conhece sobre algo é realmente um conhecimento ou se talvez oferece uma melhor explicação do fenômeno ou do objeto de estudo. Este espírito de observação, crítica e criatividade se desenvolve desde os primeiros anos de vida e deve estar presente em todas as fases envolvendo a elaboração de um trabalho monográfico ou um TCC.

b) Uma sólida formação geral e um crescente domínio dos conhecimentos sobre uma área específica da realidade, pois estes são a base e o ponto de partida para poder contribuir com novos conhecimentos. Como o acúmulo de informação científica e acadêmica é hoje em dia tão grande e se encontra em constante aumento, faz-se necessário concentrar a atenção em tópicos específicos, pois cada vez é mais difícil seguir de perto e estar atualizado sobre diversas temáticas e métodos de conhecimento.

Por isso a seleção das bibliografias ou fontes bibliográficas para monografias é tão importante para o aluno nesta fase

A formação geral e a concentração do interesse e aprendizagem permanentes em aspectos particulares da realidade se veio efetuando através dos diferentes níveis educativos até chegar a centrar o interesse numa área específica do conhecimento. Esta segunda dimensão, unida ao domínio da metodologia geral da pesquisa e redação monográfica, é outro dos requisitos decisivos para aprender a pesquisar. Esta mesma demonstração do interesse é de interessante demonstração em várias fases do desenvolvimento da pesquisa monográfica, como no caso da montagem do seminário de apresentacao do tcc.

c) A própria prática monográfica por meio da qual as teorias, princípios,conceitos, métodos e técnicas deixam de ser simples enunciados para converter-se em algo concreto e vivencial, constitui a terceira condição indispensável.

Afirma-se, popularmente, que o ato de andar de bicicleta se aprende justamente..... andando de bicicleta. E o mesmo se dá com a redação do texto monográfico finalizado. É escrevendo monografias que se chega à perfeição. Isto se dá porque a teoria sem a prática é vazia, mas a prática sem a teoria é cega. Os conhecimentos sobre os fatores constitutivos, e as metodologias assertivas na educação, que culminarão na capacidade de elaboração de pesquisa acadêmica pronta serão estruturados e desenvolvidos durante toda a sua formação acadêmica, desde o início da sua alfabetização, passando-se pelas aulas de Metodologia Científica, oferecidas por quase todas as instituições de ensino, assim como pelos fatores próprios do próprio tema selecionado por você ou por seu professor.

Textos monográficos Prontos

Na medida do possível, para aprender a pesquisar é necessário integrar-se a uma equipe já formada, geralmente na universidade, o qual possa ser conduzido e orientado pela experiência teórico-prática de pesquisadores profissionais que estejam na mesma linha de interesse investigativo. Em muitos casos, esta etapa corresponde ao professor orientador da pesquisa monográfica

 

AS QUESTÕES DA PESQUISA PRONTA

Infelizmente, isso não é comum em muitos outros sites. Por exemplo, as pesquisas monográficas provenientes deles podem ser plagiadas, o que significa que não só vão custar algo que não valem, mas também a sua reputação. Por exemplo, a maioria das universidades tem políticas extremamente rigorosas em matéria de plágio, associadas com uma relação de medidas punitivas e restritivas. Veja mais sobre o Plágio Acadêmico

Isto serve para mostrar que quando se deseja comprar monografias prontas, o indivíduo está diante de dificuldades características. Levando em consideração que boa parte das pessoas que procuram uma pesquisa pronta se classifica no campo daquelas que não conseguem encontrar uma bibliografia definida, nem tem ideia, em muitos casos, do tema monográfico a ser desenvolvido.

Ou ainda pode acontecer de o aluno não ter nenhum apoio por parte do seu orientador, de forma que ele se sente perdido, abandonado, o que faz com que ele pense em caminhos mais fáceis.

Com a internet, houve uma mudança radical nos modelos de alcance da pesquisa e obtenção do conhecimento. Assim, na maioria das vezes, é muito mais fácil, ao se tentar fazer uma seleção dos artigos científicos ou livros para se fazer um trabalho monográfico ou um de conclusão de curso do que ir até a biblioteca da sua universidade.

Até mesmo porque nada como ter o material em mãos, para ler, reler, comparar, fazer uma busca online por palavras ou trechos específicos, entre outros fatores como o período em que um trabalho monográfico pode ficar em suas posses. Na maioria das bibliotecas das faculdades brasileiras, o tempo médio de permanência é de 7 dias, havendo, em alguns casos, mesmo a impossibilidade da retirada do material, que deve ser consultado somente no recinto.

Tudo isso faz com que seja natural o aluno buscar fontes online de conhecimento, de forma a facilitar sobremaneira seu trabalho monográfico final. No entanto, algo que precisa sempre ser esclarecido é que o uso de fontes de pesquisa online não pode servir como uma espécie de muleta, por viciar o aluno a solicitar sempre informações em uma mesma via.

 

Veja também estes artigos:

A REDAÇÃO DE MONOGRAFIA

FRASES E PARÁGRAFOS DO TCC

 
COPYRIGHT