Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC

PARÁGRAFOS E FRASES EM MONOGRAFIAS

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Este artigo é uma continuação de outro que se refere a COMO ESCREVER UMA MONOGRAFIA

A partir do momento em que você começa a escrever monografias, torna-se necessário conhecer os elementos fundamentais o procedimento de redação. E não estamos tratando aqui sobre a escrita específica de uma monografia ou um TCC, mas de qualquer texto, desde uma simples redação a uma dissertação ou tese.

Uma frase é como uma ferramenta condutora para sua mensagem. Esta ferramenta poderia ser, mais especificamente, um martelo.  Cada golpe deve bater um prego. Cada frase deve comunicar claramente a partir de um pensamento proveniente da mente do autor para a do leitor.

Um erro comum em uma monografia, por exemplo, é o uso de frases muito longas, sequenciadas inadequadamente gerando uma desorganização de palavras e sentenças.

Somente quando as palavras são dispostas em uma ordem lógica com um sujeito e um verbo é possível a expressão adequada da mensagem da monografia ou do tcc.

Simplificadamente, a presença de ambos, um sujeito e um verbo, é o que define uma frase. Tenha certeza que cada frase tem cada um dos elementos supracitados. Certifique-se que o sujeito e o verbo concordam sintaticamente. Certifique-se de que o pensamento é claramente expresso na frase.

Frases podem ser longas ou curtas, simples ou complexas, mas cada uma deve conter uma clara sensação de um agente e um pouco de ação. Comece cada frase com uma letra maiúscula; terminar cada frase com um ponto final, ponto de interrogação ou de exclamação. Infelizmente, há um desconhecimento sobre como uma escrita fluída e adequada, com a correta utilização de frases pode fazer a diferença em um texto científico ou acadêmico como uma monografia.

E agora começa a parte mais difícil: frases devem ser variadas. Redigir toda uma monografia ou um TCC em frases curtas é algo pueril e pode denegrir a qualidade de sua mensagem, mas abusar de frases longas poderá criar um matagal de palavras e idéias que afastará o leitor.

O número de frases em um parágrafo é a próxima unidade de organização. Ela precisa ser disciplinada e unificada, como se fosse uma pequena dissertação toda por si só. Isto é, cada ponto tem de ser organizado em torno de seu próprio tema e deve começar com o sua própria frase, uma frase que, de uma forma ou de outra introduz o tema específico que distingue esse número. Grandes parágrafos são comuns em algumas monografias, mas isto também deve ser evitado, pela confusão gerada ao tratamento da idéia.  

E, a partir daí, a prática da escrita adequada de um texto monográfico ou não: como reunir idéias na forma de frases e como reunir frases na forma de parágrafos.

Tudo vai depender, na prática, do tipo de mensagem a ser transmitida, mas poderíamos resumir que uma idéia deve estar presente em uma frase. Se a idéia pode ser dividida em mais de uma sub-idéia, então cada subitem deverá ter uma frase própria, que fará parte do mesmo parágrafo.

Uma monografia poderá ser, assim, desconstruída em uma sequência de capítulos, sendo que cada capítulo será formado por parágrafos e estes por frases. Da mesma forma, pode-se montar um paralelismo idêntico às idéias e conceitos da mensagem que o texto monográfico ou o TCC deverá transmitir.

Se você gostou deste artigo, poderá se interessar pelos seguintes:

Gestão do tempo ao redigir monografias

Formatação de Monografia

Realização de Monografia

Redação de Monografias ou TCC

Escrita de monografia

 
COPYRIGHT