Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC
 

O RESUMO DA MONOGRAFIA DE TCC

 

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

O resumo do trabalho monografico ou de conclusao de curso tem em sua melhor definição como um condensado da monografia. Ele funciona justamente como um modelo ultra compacto da pesquisa realizada.

Neste, devem estar presentes as principais informações presentes nas monografias: deve conter algo da introdução (ver mais sobre A INTRODUÇÃO DE MONOGRAFIAS), da metodologia, dos resultados e da conclusão da pesquisa monográfica ou do TCC.

Assim, ele seria um sumário dos dados constantes na monografia.

A qualidade de um bom resumo monografico é avaliada pela capacidade de oferecer ao leitor condições de analisar o conteúdo da monografia sem a necessidade de leitura de todo o texto.

Um erro muito comum praticado por autores de monografias, TCC, também conhecido como trabalhos de conclusão e artigos científicos ao redigirem seus resumos é torna-los demasiadamente prolixos. Um bom resumo deve ter no máximo 300 palavras, e não pode fugir, em hipótese alguma, do tema da pesquisa.

Outro ponto comum a todos é que geralmente ele é preparado em um único parágrafo. Isto facilita a leitura do mesmo, sem riscos de se desviar do assunto. No entanto, certas publicações científicas estão começando a exigir, na publicação dos resumos de artigo cientifico, que este seja formado por parágrafos curtos. Em monografia e TCC, apesar disto, a regra é a do parágrafo único, sequencial.

No entanto, apesar de seguirem sempre uma estrutura mais ou menos comum, alguns autores classificam os resumos de modo distinto, ou seja, para estes, existiriam mais de um gênero de resumo.

Teríamos, assim, os tipos informativos e os descritivos. A diferença entre ambos residiria no conteúdo do mesmo. Um resumo informativo é aquele que oferece uma pincelada de cada tópico ou de cada elemento de importância da monografia ou do artigo científico, Já o descritivo enfocaria mais as razões pelas quais o tcc foi elaborado, quais os elementos fundamentadores do mesmo, em detrimento das informações metodológicas e dos resultados.

Se você notar, nós sempre damos preferência ao resumo informativo, sendo este o conceito abordado em nossas monografias. Não concordamos com a preferência de alguns professores pelos resumos descritivos, alegando que isto forçaria o leitor a buscar todo o texto para encontrar o que deseja. Porém, nos dias de hoje, em que a informação deve ser rápida (saiba mais sobre a informação nos dias de hoje), e que o leitor precisa encontrar o mais rápido possível o que deseja, desestimulando-se ao ler um resumo elaborado da forma descritiva.

A partir de sua estrutura, o tópico em questão necessitará demonstrar o objetivo geral - veja mais sobre OS OBJETIVOS DE UMA MONOGRAFIA - e o objeto de pesquisa da monografia, assim como descrever brevemente a metodologia utilizada, apontar brevemente os resultados e enunciar a conclusão fundamental.

Tem-se que, os resultados conclusivos, no cômputo geral, estão presentes em três momentos em uma monografia ou um TCC, no resumo, na introdução e na conclusão propriamente dita.

É praxe, também, que o tempo verbal utilizado para a escrita seja o pretérito perfeito do indicativo, já que a pesquisa monografica já foi realizada e as conclusões já foram isoladas.

Por seu caráter profundamente sintético, o resumo de uma monografia ou de um TCC não poderá jamais conter informações novas que não façam parte do corpo do texto. E por sua profunda pessoalidade, coligada ao esforço direto do autor de monografias, este não terá citações bibliográficas, salvo se o trabalho monografico ou o artigo científico for uma revisão bibliografica apoiada fortemente em um autor específico.

 

ASPECTOS DO RESUMO EM MONOGRAFIAS PRONTAS

 

De acordo com suas características, um bom resumo de um texto monografico, ou mesmo de um artigo científico, deve ser capaz de oferecer um panorama curto, porém incisivo e completo. Na verdade, em muitas situações, pode-se citar em bibliografias um determinado artigo, somente por se servir do resumo do mesmo.

Converse com seu orientador sobre o que ele espera do seu resumo, afinal, existem várias formas de escrever sobre uma determinada situação, e consequentemente, pode ocorrer de o seu estilo de escrita não combinar muito com o que é necessário.

 

 

Veja mais artigos sobre tópicos da monografia e do TCC:

- DETERMINAR A ESTRUTURA DA MONOGRAFIA OU DO TCC

- PLAGIO EM MONOGRAFIAS E TCC

- ESCOLHA DO TEMA DO TCC OU DA MONOGRAFIA

- COMO SELECIONAR BIBLIOGRAFIAS

A MONOGRAFIA AC ESTÁ PREPARADA PARA REALIZAR EXCELENTES PROJETOS DE PESQUISA COM UM ÓTIMO RESUMO PARA AUXILIAR VOCÊ A DELINEAR SUA MONOGRAFIA OU SEU TCC

 

 
COPYRIGHT